segunda-feira, 7 de julho de 2014

Malditos Goblins!

Estar do outro lado da espada pode ser muito divertido!!!
Há alguns anos eu topei com este jogo-maluco-de-reverse-dungeon-ótimo-para-jogar-sem-compromisso-algum, e como sou apaixonado por Reverse Dungeon, me apaixonei loucamente!

É um jogo surpreendentemente simples e fácil - você cria um personagem em, no máximo, um minuto, rolando uns poucos dados e já pode sair tampando na porrada com um colega goblin se aventurando conforme o chefe da tribo mandar (se não for você o chefe).

Vou destrunchar o livro fazer um breve resumo, para que vocês possam ter uma idéia de como são as regras e, quem sabe, jogar pelo menos uma vez na vida, pois vale muito a pena.
O sistema possui quatro atributos: Combate serve para realizar ataques e defesas em combate; Conhecimento determina se o seu goblin sabe alguma coisa sobre determinado assunto; Habilidade é usada para as capacidades físicas do goblin, incluindo sua agilidade e destreza; e Sorte, que é rolada para influenciar seu destino, e talvez dos outros também!

Para criar seu goblin, você rola 1d6 para determinar a Coloração, e 1d6 para determinar sua ocupação, que são equivalentes às raças e classes de outros jogos - lá você joga com elfos rangers, anões clérigos ou humanos ladrões, mas aqui você joga com vermelhos mercenários, verde escuro xamã, azul piromaníaco e coisas assim. Cada coloração tem uma base de atributos, que é aprimorada pela ocupação.
Seguem as tabelas referentes para que saibam do que estou falando:

1d6 Coloração                                                                                                                                         
1. Verde Claro (Combate 2, Conhecimento 2, Habilidade 1 e Sorte 1)
2. verde (Combate 2, Conhecimento 1, Habilidade 1 e Sorte 2)
3. Verde Escuro (Combate 2, Conhecimento 1, Habilidade 2 e Sorte 1)
4. Amarelo (Combate 1, Conhecimento 1, Habilidade 2 e Sorte 2)
5.Vermelho (Combate 1, Conhecimento 2, Habilidade 2 e Sorte 1)
6. Azul (Combate 1, Conhecimento 2, Habilidade 1 e Sorte 2)

1d6 Ocupação                                                                                                                                          
1. Mercenário (Combate e Habilidade +1)
2. Caçador (Combate e Sorte +1)
3. Piromaníaco (Habilidade e Sorte +1)
4. Gatuno (Habilidade e Conhecimento +1)
5. Líder (Combate e Conhecimento +1)
6. Xamã (Conhecimento e Sorte +1)

Cada goblin criado também possui uma característica, rolada aleatoriamente em 1d6:



1d6 Característica                                                                                                                                    
1. Insano (você não tem controle de suas ações: sempre que o Narrador quiser, ele pode pedir um teste de Sorte (dificuldade 5), e se você falhar, ele escolherá uma coisa idiota que você deverá fazer.)
2. Fedorento (você fede e ninguém gosta de ficar por perto. Sempre que alguém ficar perto de você por mais de um minuto, poderá ficar nauseado e vomitar.)
3. Gordo (você é obeso e tem dificuldade em passar por passagens e se esconder e não consegue correr por muito tempo.)
4. Fala Errado (você tem algum problema de fala, como gagueira, língua presa, troca letras, etc, e isso irrita muito seus companheiros.)
5. Cicatrizes (você possui muitas cicatrizes de muitas batalhas, e as fêmeas goblins nunca olharão para você.)
6. Anomalia (você possui uma anomalia genética, coisa comum entre os goblins, escolhida rolando 2d6: 2 ou 3- manchas rosas, 4- Orelhas no sovaco, 5- Corcunda, 6- Braço extra atrofiado, 7- 1d6 olhos, 8- Olhos gigantes, 9- Mãos gigantes, 10- Duas cabeças, 11 ou 12- Role mais duas vezes.)

Roladas a coloração, a ocupação e uma característica para seu goblin, você rola 1d6 para o equipamento na tabela adequada de acordo com sua ocupação. Depois você escolhe um nome goblin (ou rola na tabela que o livro possui, ou escolhe por outros métodos descritos lá - tipo, pegue um objeto que esteja por perto e jogue-o no chão: o som que fizer será o nome do seu goblin). Por fim, você começa sempre com 4 pontos de Vitalidade, vulgos PVs.

Lista de Ocupações

Mercenário
Combate e Habilidade +1
Nível 1: Mestre de Armas - Escolha sua arma favorita. Sempre que atacar com ela, você rola +1d.
Nível 2: Ataque Brutal - 1/dia você pode fazer um ataque brutal que causa o dobro de dano na vítima.
Nível 3:  Ataque Fatal - 1/dia você pode desferir um ataque tão brutal que força a vítima a tentar um teste de Sorte (dif 5) para não morrer imediatamente!
Role seu equipamento da lista de Equipamentos Pesados.

Gatuno
Conhecimento e Habilidade +1
Nível 1: Roubar - Você pode roubar sem ser visto se vencer um teste resistido de Habilidade contra a vítima.
Nível 2: Armar Armadilhas - você pode preparar armadilhas se tiver algum tempo e qualquer material disponível. A vítima que passar por sua armadilha deve testar Sorte (dif 5) para não cair nela.
Nível 3: Se não for visto pela vítima, você pode fazer um Ataque Furtivo e se acertar, o alvo morre imediatamente, caso falhe em um teste de Sorte (dif 5).
Role seu equipamento da lista de Equipamentos Leves.

Caçador
Combate e Sorte +1
Nível 1: Rastrear - você pode seguir os rastros de qualquer criatura com um teste de Conhecimento (dif 3).
Nível 2: Mira Certeira - você ignora a Proteção do alvo quando usa armas de ataque à distância.
Nível 3: Tiro Fatal - 1/dia, você pode azer um ataque fatal à distância, forçando o alvo atingido a passar em um teste de Sorte (dif 5) para não morrer imediatamente.
Role seu equipamento da lista de Equipamentos Leves.

Líder
Combate e Conhecimento +1
Nível 1: Grito de Guerra - 1/dia você pode dar um grito que permitirá que seus aliados role +1d para se esquivar até o fim da batalha.
Nível 2: Ataque Brutal - 1/dia você pode fazer um ataque brutal que causa o dobro de dano na vítima.
Nível 3:  Ataque Fatal - 1/dia você pode desferir um ataque tão brutal que força a vítima a tentar um teste de Sorte (dif 5) para não morrer imediatamente!
Role seu equipamento da lista de Equipamentos Pesados.

Xamã
Conhecimento e Sorte +1
Nível 1: Raio de Energia - você pode gastar pontos de magia para fazer ataques mágicos à distância. Cada ponto gasto causa 1 de dano, mas você pode gastar qualquer quantidade disponível em um único ataque.
Nível 2: Cura - Você pode gastar seus pontos de magia para curar seus aliados. Cada ponto gasto recupera um ponto de vitalidade.
Nível 3: Petrificar - Gastando 6 pontos de magia, você pode paralisar qualquer criatura.
Você começa apenas com um cajado (dano1), mas começa com 8 pontos de magia..

Piromaníaco
Habilidade e Sorte +1
Nível 1: Resistência - você pode fazer um teste de Sorte (dif 5) quando receber dano por fogo ou explosão de fogo. Se passar no teste, você não recebe dano algum.
Nível 2: Suicídio Explosivo - usando sua arma, você pode se explodir e matar TODOS os que estiverem ao alcance da explosão. (Nota: quando um jogador usou esta habilidade, eu deixei ele usar Resistência e adivinhem, ele escapou ileso!)
Nível 3: Imunidade - você nunca recebe dano por fogo nem explosão.
Role seu equipamento da lista de Equipamentos Explosivos.

1d6 Equipamentos Leves                                                                                                                         
1. 2 adagas (dano 2)*
2. adaga (dano 2)* e escudo (proteção 1)
3. arco simples (distância, dano 2)
4. arco composto (distância, dano 3)
5. 4 adagas (dano 2)*
6. besta (distãncia, dano 3) e elmo (proteção 1)

1d6 Equipamentos Pesados                                                                                                                      
1. espada (dano3) e escudo (proteção 1)
2. machado (dano 4) e elmo (proteção 1)
3. 2 machadinhas (dano 3)*
4. espadona (dano 5)
5. 2 espadas (dano 3) e armadura (proteção 1)
6. adaga (dano 2)*, espada (dano 3) e armadura (proteção 1)

1d6 Equipamentos Explosivos                                                                                                                 
1. pistola (distância, dano 4) e elmo (proteção 1)
2. 2 pistolas (distância, dano 4)
3. 3 galinhas explosivas (distância, dano 4 em todos até 3m)
4. barril de pólvora (dano 5 em todos até 3m)
5. pistola (distância, dano 4) e 2 galinhas explosivas (distância, dano 4 em todos até 3m)
6. Canhão (distância, dano 8, 2 turno para carregar)

*estas armas podem ser arremessadas como armas de distância.

Inimigos Comuns

Essas são algumas da criaturas que os goblins podem e DEVEM enfrentar, pelo menos uma vez na vida:


Camponês Humano
Combate 3, Conhecimento 3, Habilidade 3 e Sorte 3; clava (dano 4, proteção 1); PV 7

Guarda/Soldado Humano
Combate 4, Conhecimento 3, Habilidade 4 e Sorte 3; espada longa, armadura e elmo (dano5, proteção 2); PV 8

Criança Humana
Combate 1, Conhecimento 1, Habilidade 1 e Sorte 3; dano 1, proteção 0; PV 4

Cão
Combate 4, Conhecimento 1, Habilidade 3 e Sorte 2; dano 3, proteção 0; PV 5

Lobo
Combate 5, Conhecimento 1, Habilidade 4 e Sorte 2; dano 4, preoteção 1; PV 6

Goblin comum (da mesma tribo ou de uma tribo rival)
Combate 2, Conhecimento 2, Habilidade 2 e Sorte 2; adaga (dano 2, proteção 0); PV 4


Até hoje, só joguei-o duas vezes: na primeira, online no RPG2ic, o grupo tinha que investigar as motivações de um cavaleiro negro que estava rondando a região, e quase chegaram ao fim da aventura, mas acabou o meu tempo e nunca mais voltei a narrar online; na segunda vez, o chefe da tribo separou os goblins mais insuportáveis valorosos da tribo para raptar uma criança humana e serem mortos pelos aldeões deixá-la em uma tribo rival para que os aldeões mandassem aventureiros para acabar com eles, mas um goblin do grupo era um piromaníaco e acabou explodindo tudo por causa de uma briga com um colega - ele sobreviveu, mas não voltou para reportar o fracasso da missão e declarou que ia viver como um peregrino, viajando pelo mundo buscando um objetivo a cada horizonte - isso me levou a pensar em fazer um Malditos Goblins mais desenvolvido, já que o Advanced Malditos Goblins é caro pra dedéu, e rolar uma campanha mais séria e comprometida com goblins ou até aproveitar o sistema para rolar uma campanha com aventureiros mesmo...mas isso é motivo para outras postagens. Por ora só dei uma noção de como é o jogo, mas para saber como ele é na prática, só baixando e jogando mesmo. Se jogarem, contem como foi sua experiência, podemos rir bastante juntos.

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